Maior evento do Sul do Brasil no segmento de confeitaria artesanal encerra nesta quarta-feira (11). Em dois dias, reuniu as principais tendências e profissionais do mercado nacional no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas.
A segunda edição da ChocolaTCHÊ – Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul, realizada pelo Instituto Sul Doce, promoveu na manhã desta quarta-feira (11) dois momentos de aprendizagem sobre a gestão e a divulgação do negócio. As palestras foram com Rodney Caco, chef de cozinha e pós-graduado em gastronomia, e da Marina Berleze, criadora da Tua Vitrine – foto de confeitaria. O foco desta edição do evento é impulsionar a retomada, a valorização e a qualificação dos empreendedores. Especialmente em gestão empresarial e profissionalização, que são desafios no segmento da confeitaria artesanal.
“Não é só cozinha, é negócio. Você não é uma pessoa que trabalha de casa. Se veja e aja como alguém que comanda a própria empresa”, destacou Rodney Caco para a plateia, falando sobre a importância de processos, eficácia e lucratividade para se manter e crescer como confeiteiro. Referência nacional em bolos artísticos, com passagem por instituições internacionais, professor, chef chocolatier e também consultor de empresas, o especialista apontou que a receita de um negócio envolve comprar, transformar e vender, porém, tudo depende de como serão acrescentados ingredientes como organização, controle e planejamento. “Desde otimizar bem os estoques até o tempo que se usa para fazer as compras, passando pela precificação correta considerando os custos relacionados ao produto final – como insumos, luz, embalagens e entrega -, tudo é fundamental para enxergar a gestão por todos os ângulos, de forma 360º. Saber exatamente o quanto se lucra e trabalhar para ampliar resultados significa ter futuro para seu projeto de vida profissional”, concluiu.
Para Marina Berleze, empreendedora de Porto Alegre que uniu as suas paixões por doces e fotografia criando o projeto comercial “Tua Vitrine – foto de confeitaria”, mostrar o trabalho com histórias, processos do dia a dia e qualidade nas fotos ou vídeos é muito mais do que necessário hoje em dia. “O conteúdo impacta muito na decisão de compra. Ele promove a conexão com os clientes e, certamente, gera mais vendas e valorização para o trabalho. Qualidade não significa grandes investimentos. Tudo pode ser feito com o seu próprio telefone, mas busque demonstrar criatividade, constância e personalidade. Não precisa e nem deve ser igual a todo mundo. Criar um posicionamento e mostrar os seus diferenciais é o mais importante. Tenha inspirações, se qualifique ou firme parcerias, mas, sobretudo, nunca deixe de divulgar o que você faz com autencidade”, afirmou durante a palestra “Presença profissional no digital: passos para vencer o amadorismo”.
A ChocolaTchê encerra nesta quarta-feira (11), reunindo as principais tendências e renomados profissionais do mercado brasileiro e regional da confeitaria artesanal. Iniciativa com inovações e cases de empreendedores de sucesso, espaços para experiências práticas, aulas-show, oportunidades de conhecimento, networking, mentorias e rodadas de negócios.
Além disso, o propósito do evento, desde a sua criação, é potencializar o poder transformador da confeitaria artesanal gaúcha. Por isso, em 2024 o apoio a iniciativas sociais foi ampliado. Entre as ações, cerca de 80 confeiteiras atingidas pelas enchentes, cadastradas pela Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal, ganharam inscrição gratuita para o evento e estão recebendo um conjunto de itens, entre produtos e materiais de trabalho, chamado de “Kit Recomeço”.
A ChocolaTCHÊ é uma realização do Instituto Sul Doce. A edição de 2024 conta com os seguintes apoiadores – patrocínio Diamond: AND Equipamentos; patrocínio Ouro: Harald Chocolates, Sul Doce Atacado & Varejo, Mix e Selecta Chocolates; patrocínio Prata: Vabene, Iceberg Chef e Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas (Asbrafe); patrocínio da Cozinha Colaborativa: Arcólor; Cotas de Apoio: Mago Indústria, Gustosia e Blend, Armazém do Mercado, Divine Chocolates, Mercado de Ideias, Panfácil, Nestlé, Solrak, Florestal Alimentos e Festcolor; Apoio Institucional: Lucrima, Central das Embalagens, JJ Doces, Baggio Festas; Lola Doces e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Estado do Rio Grande do Sul.